quarta-feira, fevereiro 07, 2007

O concelho da Covilhã pode perder 13 escolas

Um estudo realizado pelo Sindicato de Professores da região centro (SPRC) aponta para o possível encerramento de 13 das 38 escolas do primeiro ciclo localizadas no concelho da Covilhã.

Por Eduardo Alves

Segundo as intenções do Ministério da Educação avançadas recentemente, todas as escolas do primeiro ciclo com menos de 20 alunos devem fechar. Tais medidas levaram agora o Sindicato de Professores da Região Centro (SPRC) a fazer um estudo sobre a região. Dos números apurados por esta força sindical, só no concelho da Covilhã, 13 estabelecimentos estão em risco de encerrar as suas portas. Ao todo o concelho tem 38 escolas a funcionar.
Neste mesmo documento, o SPRC aponta para que “pelo menos um terço dos estabelecimentos do distrito de Castelo Branco fechem”. Isto porque, a seguir as orientações do ministério, esta é a percentagem de escolas que não tem mais de 20 crianças. O sindicato de professores adianta que, “com os números recolhidos pelo distrito, 66 escolas correm o risco de encerrar”. Esta força sindical diz que os responsáveis pelo ministério vão agora negociar directamente com as autarquias, os possíveis encerramentos das escolas.
A Covilhã será assim o concelho com mais escolas a fechar. Mas caso a medida vá avante, haverá outros territórios também com uma baixa significativa. O caso de Oleiros é “caricato”. Segundo o SPRC, das cinco escolas que actualmente funcionam naquela concelho, “apenas uma ficará em funcionamento”. As restantes devem acabar por encerrar.
De entre os números apurados pelo SPRC, Penamacor, Vila Velha de Ródão e Proença-a-Nova ficaram apenas com duas escolas. Já o Fundão vai ver fechar dez escolas ficando com 18 abertas e Castelo Branco, tem cinco escolas em risco de fechar, mantendo 31 estabelecimentos de ensino em funcionamento.

"artigo transcrito do Jornal online Urbi et Orbi"

6 Comments:

At fevereiro 07, 2007 2:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Já me disseram que a escola primaria vai fechar por falta de alunos.

 
At fevereiro 12, 2007 3:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sr anonimo, espero que tal nao se verifique pois sucede que a educaçao é um bem precioso e ao ser reirada a escola da nossa freguesia torna-nos ainda mais pequenos. A culpa é do edil da edilidade e de todos os autarcas presunçosos que lambem as botas ao poder para receberem uma migalhitas por debaixo da mesa. é a minha opinião e tenho dito.

 
At fevereiro 13, 2007 3:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Por mim tanto se me dá como se me deu.
Desta terriola não espero nada de bom.
Cebola sempre

 
At fevereiro 14, 2007 6:31 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É da tua ser melhor!

 
At fevereiro 20, 2007 2:47 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Cada um tem aquilo que merece. E diga-se em abono da verdade que sois vós, fiéis eleitores que colocais essas bostas à frente dos destinos das autarquias. Não vejo razão para queixas. Quem está mal, mude-se.

 
At fevereiro 27, 2007 4:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Julgo que independentemente de ser eleito A, B ou C os direitos dos cidadãos deveriam ser respeitados.
O que não acontece, visto estármos a favorecer lobbies e andar a tapar os olhos com referendos e medidas do lá-ri-lá...
As escolas fecham, os hospitais fecham, o interior é cada vez mais interior e o Sócrates, sendo da Covilhã (enganou meio mundo) mostra ser um verdadeiro político, o de duas caras...

 

Enviar um comentário

<< Home

Ourondo foi a melhor coisa que aconteceu depois do nascimento do menino Jesus