terça-feira, abril 17, 2007

Email de Óoense

Respondendo ao apelo efectuado por nós, surgiram os primeiros envios de artigos para o nosso e-mail (ourondo@hotmail.com)...
Portanto, aqui está o primeiro artigo da autoria de um Óoense que desejou manter o anonimato (precavendo-se de levar "porrada"):

Nos anos seguintes ao 25 de Abril de 1974, dadas as grandes carências existentes todas as autarquias elegeram como primeira prioridade a construção infra-estruturas básicas (electricidade, agua, esgotos etc.), assim se ganhavam eleições e era disso que o povo gostava, mais, era disso que as nossas aldeias e vilas necessitavam.
Durante anos e anos electrificaram-se aldeias, construíram-se escolas (que agora fecham), ringues desportivos, praias fluviais e rasgaram-se centenas de quilómetros de novas estradas, hoje passados mais de 30 anos apesar de ainda haver algum trabalho a fazer nessa área, é o momento de fecharmos um ciclo e entrarmos numa nova fase, é o momento de definir novos rumos, novos objectivos como: o desenvolvimento económico, a fixação de população, a procura de investimento privado e o apoio pequenas e médias empresas são vectores de orientação que têm de estar no topo das preocupações dos nosso autarcas.
Cada presidente de Câmara ou de Junta de Freguesia têm de ser um vendedor nato da marca “Covilhã” ou “Ourondo“, tem de ter a capacidade para convencer os empresários que vale a pena apostar na nossa região, que a nossa riqueza natural, gastronómica ou cultural são uma boa aposta.
Depois de perdida uma das nossas principais riquezas (a floresta) temos de saber criar novos incentivos empresários de outros ramos de negócio, como o turismo, o artesanato ou até desportos radicais, temos que saber também criar as condições e os apoios para que aqui se instalem, só assim teremos condições para podermos fixar população em vez de continuarmos a assistir à sua fuga para as grandes cidades ou concelhos vizinhos.
Temos de agir rapidamente e aprender com quem já faz bem, temos de aproveitar as oportunidades, mais temos de criar as oportunidades, porque senão o fizermos alguém o fará por nós.
Resumindo o tempo da terra arranjadinha e bonitinha acabou-se, se não conseguirmos criar formas de fixar população no concelho e na freguesia e atrair investimento privado de nada terá servido o cimento e o alcatrão gastos neste últimos anos (aquele que não foi utilizado para fins próprios), terá sido um desperdício de tempo e dinheiro.

14 Comments:

At abril 17, 2007 11:16 da tarde, Blogger Karasthan said...

Não sei como querem fixar população numa terra que não tem uma boa habitabilidade. Ora vejam, não tem escola (vai fechar), no caso de uma emergencia médica está a 30 km do hospital mais próximo (e é um hospital com profissionais médicos bastante fracos - exeptuando 2 ou 3).
ode-se apostar nos recursos naturais e fazer por exemplo actividades radicais (mas isso traz turistas e nós queremos residentes).
A unica saída para o Ourndo é alguma empresa que traga mão de obra (vejam o exemplo das Minas no passado).

 
At abril 17, 2007 11:17 da tarde, Blogger Karasthan said...

Ou alguma familia de ciganos (lol)

 
At abril 18, 2007 4:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E que genero de empresa? Lanificios ja nao da nada com os cheneses; o Ourondo está condenado a transformar-se numa colonia balnear.

 
At abril 18, 2007 8:07 da tarde, Anonymous Anónimo said...

colonia balnear?com essa praia fluvial , vai la vai

 
At abril 19, 2007 11:17 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Se o Ourondo é assim tão mau, porque é que vocês ainda aí vivem??
Fechem isso.
Há tantos locais em volta com melhores condições, mais arejados.

 
At abril 21, 2007 12:12 da tarde, Blogger Karasthan said...

Que piada!!! O Sr.Anónimo mostra toda a sua cobardia pois já ficámos a saber que quando passa por dificuldades, tem tendencia para não lutar pelo que lhe pertence nem pelo que tem direito. Porque se criticamos o Ourondo actual é devido às memórias de um Ourondo que tinha cinema, bailes, teatros, o que trazia o pessoal das terras vizinhas ao fim de semana,roídos de inveja por não terem uma Terra assim...
Porque um Óoense não se conforma...

 
At abril 23, 2007 2:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Cobardes são todos os que em vez de "dasabafar" na NET, não enfrentam as "dificuldades", motivando e dando razões á população para votar neles.
Ou será que todos são uma cambada de "bidons", apenas sabem falar mal uns dos outros.
Se estão mal servidos a culpa é de todos vocês.
Só sabem insultar e chorar nos "blogs" do Ourondo.
Não há mais nada por aí.

 
At junho 10, 2007 4:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

мαs тв sє ηιפυєм ƒαz η∂ тιρσ ησ вαя ηιפυєм ƒαz ƒєsтαs ηєм η∂ sσ σs вαιℓєs έ qυє αιη∂α ¢σηsєפυєм тяαzєя υмαs ρєssσαs є αιη∂α η sασ мтs є η sєι ¢σмσ έ qυє αιη∂α тємσs sємρяє ƒєsтαs ησ νєяασ ρσяqυє єsтασ sємρяє α ¢яιтι¢αя αqυιℓσ...sє qυєяємσs qυє αqυιℓσ мυ∂є тємσs qυє ƒαzєя αℓפυмα ¢σιsα ηασ α¢нαм?έ σвνισ qυє sσмσs ησs σs яєsρσηsανєιs ∂ιsтσ,ρσιs ηυη¢α ƒαzємσs η∂ ραяα мυ∂αя αs ¢σιsαs є ∂єρσιs νєм σ "νιzιηнσ" ∂ιzєя (є α¢нσ qυє тєм яαzασ) qυє нα мт + ℓσ¢αιs єм ¢ση∂ιςσєs...ρσяqυє sєяα?jα η нα jυνєηтυ∂є qυє פσsтα ∂ σ?єυ ρσя α¢αsσ jα η νσυ ℓα + sє ƒσя ραяα ραssαя мαιs υм νєяασ αssιм sєм ƒzя η∂ є α νєя σ σ α мσяяєя . . .мαs νσυ ƒzя єsƒσяςσs ραяα αqυιℓσ мυ∂αя ρєℓσ мєησs єsтє νєяασ...ℓσℓ(conseguiram ler td??ahahah)
¢ιтяιησ

 
At junho 12, 2007 8:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Apoiado Citrino... que letra esquisita.

 
At junho 17, 2007 3:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Se calhar já vão tarde demais,esse povo submisso à vontade de 2 ou 3 que por sorte na vida sabem viver e levar o povo a fazer e a eleger quem lhes convem.Contrariamente ao ditado,em casa onde falta pão todos ralham e ninguem tem razão,bem haja quem assim fala,porque afinal os poderosos nada fazem para que o povo das aldeias não fuja,por falta de condições de vida.

 
At julho 07, 2007 5:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Meninos, o que faz a diferença entre as povoações é justamente o que está a desaparecer no Ourondo: a cultura. Depois a cultura vai gerar nebefícios económicos. Porque não desenvolver algumas coisas como artesanato, teares, rendas, gastronomia, recolha de histórias e lendas, documentarios fotográficos, etc? E depois fazer uma exposição e venda, por exemplo. Como se faz noutros sítios com sucesso!

xpt

 
At agosto 05, 2007 6:36 da tarde, Blogger danitri.® said...

9º Concurso Regional, e 6º Nacional, de Petanca, na Vila do Ferro. Passem por: http://cpferro.blogspot.com/

Venham participar, ou simplesmente assistir, neste Jogo Tradicional Francês.

 
At setembro 10, 2007 4:10 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Tenho a dizer k isto tudo é muito bonito mas tenho uma coisa a criticar. Como kerem k a luta contra o "marasmo" mental do povo do Ó seja eficaz se os proprios autores deste blog parece ter entrado numa fase de inoperância? os artigos, k inicialmente eram fervorosamente postados todas as semanas ou com intervalos ligeiramente maiores agora são postados com longos meses de intervalo. Será k o Ó é um caso perdido? Um deserto de actividade humana? O Bidon retirou-se e as actividades obscuras e os momentos k merecem o vosso humor corrosivo acabaram? Não me parece. Parece me sim k karasthan, el matador e companhia deixaram de estar atentos. com muita pena minha. Saudações de um óoense tao inconformado como vós

 
At outubro 12, 2007 11:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

olà boa noite mais uma vêz venho vêr se encontro noticias e novidades de nossa terra querida e nâo encontrei nada,gostava de vêr neste blog,fotos da ribeira da capéla,da escola e tudo mais saùdades tenho e pena de vêr que nâo existe nenguem que possa manter este blog em dia pois todos vêzinhos mantêm,seus blogs em dia pois parabens aôs vezinhos,caségas,bogas e sebola,que conheço,por ter là ido vêr alguns ranchos,e festa saùdades de frança,

 

Enviar um comentário

<< Home

Ourondo foi a melhor coisa que aconteceu depois do nascimento do menino Jesus