terça-feira, fevereiro 27, 2007

OURONDOCITY É OFICIALMENTE O BLOG DO Ó


Após a verificação efectuada pelo sítio internacional www.pueblos.net a nossa candidatura foi aceite e o OURONDOCITY foi considerado a página oficial do Ourondo...
Devemos portanto expandir o conteúdo apresentado neste blog a todas as actividades Ourondenses e modos de vida dos Óoenses, para que a nossa aldeia seja apreciada por todos os cibernautas que visitem a página do autor Francisco Padró (Responsável do pueblos.net).

Deste modo desafio os Ourondenses a partilharem histórias, lendas, fotografias do antigamente ou de hoje, artigos de evolução demográfica, ladaínhas, ou qualquer elemento representativo do Ourondo que queiram ver presente neste blog...
Deverão enviar todo o material para o email ourondo@hotmail.com, podendo o autor facultar a sua identificação, ou contribuir de forma anónima.
Esta iniciativa visa fazer com que o Ourondocity seja uma porta que una o Ourondo ao mundo, ligando os seus habitantes, os emigrantes no estrangeiro, e todos os cibernautas que nos visitem...

Mas claro que continuaremos a denunciar toda e qualquer problemática Óoense, sendo ela politiquíce ou desconstrução, com a habitual ironia que deixa arreliado a quem a carapuça assenta...

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

O concelho da Covilhã pode perder 13 escolas

Um estudo realizado pelo Sindicato de Professores da região centro (SPRC) aponta para o possível encerramento de 13 das 38 escolas do primeiro ciclo localizadas no concelho da Covilhã.

Por Eduardo Alves

Segundo as intenções do Ministério da Educação avançadas recentemente, todas as escolas do primeiro ciclo com menos de 20 alunos devem fechar. Tais medidas levaram agora o Sindicato de Professores da Região Centro (SPRC) a fazer um estudo sobre a região. Dos números apurados por esta força sindical, só no concelho da Covilhã, 13 estabelecimentos estão em risco de encerrar as suas portas. Ao todo o concelho tem 38 escolas a funcionar.
Neste mesmo documento, o SPRC aponta para que “pelo menos um terço dos estabelecimentos do distrito de Castelo Branco fechem”. Isto porque, a seguir as orientações do ministério, esta é a percentagem de escolas que não tem mais de 20 crianças. O sindicato de professores adianta que, “com os números recolhidos pelo distrito, 66 escolas correm o risco de encerrar”. Esta força sindical diz que os responsáveis pelo ministério vão agora negociar directamente com as autarquias, os possíveis encerramentos das escolas.
A Covilhã será assim o concelho com mais escolas a fechar. Mas caso a medida vá avante, haverá outros territórios também com uma baixa significativa. O caso de Oleiros é “caricato”. Segundo o SPRC, das cinco escolas que actualmente funcionam naquela concelho, “apenas uma ficará em funcionamento”. As restantes devem acabar por encerrar.
De entre os números apurados pelo SPRC, Penamacor, Vila Velha de Ródão e Proença-a-Nova ficaram apenas com duas escolas. Já o Fundão vai ver fechar dez escolas ficando com 18 abertas e Castelo Branco, tem cinco escolas em risco de fechar, mantendo 31 estabelecimentos de ensino em funcionamento.

"artigo transcrito do Jornal online Urbi et Orbi"

Presidente da Junta em Tribunal

Julgamento continua a 12 de Fevereiro

O presidente da Junta de Freguesia do Ourondo (Covilhã), Joaquim Carvalheira, é acusado pelo Ministério Público do crime de ameaças contra a vida e a integridade física do jornalista António Ferreira. A primeira sessão do julgamento decorreu ontem, no Tribunal da Covilhã, tendo sido marcada nova sessão para o dia 12 de Fevereiro.
O caso refere-se a um alegado “incidente” ocorrido a 12 de Junho de 2005, numa rua da freguesia de Ourondo, em que Joaquim Carvalheira terá ameaçado de morte António Ferreira. O jornalista encontrava-se no interior do seu automóvel, juntamente com a sua esposa. “Ele [o arguido] chamou-me drogado e disse que um dia me havia de matar, deu murros no vidro do carro e tinha na mão um guarda-chuva, mas era um dia de sol”, disse ao tribunal António Ferreira.
As declarações de António Ferreira foram corroboradas pela sua mulher. “O presidente da Junta dirigiu-se ao carro, do lado do condutor onde estava o meu marido e ameaçou-o de morte”, descreveu.
Durante a sessão de ontem, foram ouvidas outras três testemunhas, residentes no Ourondo. Todas disseram desconhecer que tal situação tenha ocorrido.

“CULMINAR DE UMA SÉRIE DE AMEAÇAS”
“Tenho andado a investigar alguns casos da administração desta Junta de Freguesia, nomeadamente no que respeita a um projecto de praia fluvial que gerou inquéritos da Inspecção-Geral da Administração do Território. Desde essa altura, tenho estado na mira de Joaquim Carvalheira”, disse António Ferreira aos jornalista, no final da sessão. E acrescentou: “O que está a ser julgado é o culminar de uma série de ameaças que foram feitas ao longo do tempo”. António Ferreira é actualmente jornalista “freelancer”, tendo já trabalhado para o “Jornal da Madeira” e “Jornal d’Alenquer”.
Aos jornalistas, Joaquim Carvalheira disse que apenas prestará declarações sobre o caso após ser conhecida a sentença.
DSS

"artigo transcrito do Jornal Diário XXI"

Ourondo foi a melhor coisa que aconteceu depois do nascimento do menino Jesus